Massagem para Atletas

Não existem dúvidas de que praticar esportes poder ser bastante benéfico para a saúde, no entanto. Sem o acompanhamento devido e alguns cuidados, até mesmo uma atividade moderada por trazer muita dor de cabeça. Principalmente para os mais sedentários.

De acordo com cada exercício, um treino, até mesmo por lazer exige algumas etapas como o alongamento, a escolha dos calçados, roupas e equipamentos mais adequados e alguns cuidados após a execução dessa atividade. Além do processo de aquecimento de alongamento, muitos atletas, principalmente de esportes que envolvem muita corrida, como futebol, handebol e a própria corrida, utilizam uma terapia bastante antiga como aliada para melhor seu desempenho e evitar dores e lesões. Esse recurso é conhecido como massagem desportiva. A massagem desportiva já era utilizada na Grécia Antiga como forma de preparação e tratamento para os atletas das Olimpíadas, e atualmente continua sendo indicada antes e depois da pratica de exercícios físicos como uma forma de estimular as articulações, musculatura e circulação sanguínea. Antes do treino, a massagem tem o papel de “ativar o corpo”, auxiliando na flexibilidade e melhor desempenho. Após as atividades, a massagem é utilizada como uma forma de relaxar a musculatura, aliviando tensões e dores causados pelo intenso esforço.

Além de focar em áreas determinadas, de acordo com o uso dos músculos para cada atividade, outra característica da massagem desportiva é o uso de movimentos firmes e rápidos com o objetivo de aquecer e aumentar a elasticidade da região massageada. Muitas fisioterapeutas e massagistas que atuam com atletas profissionais e amadores, utilizam essa técnica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *